sexta-feira, 1 de novembro de 2013

É NA NOSSA TERREIRA. É NA ARENA. DOMINGO É PRA COMEÇAR O DESCARREGO...


Bahia - Campeão Brasileiro 1988 / Arte: Soza Caricaturas


O Bahia, o "esquadrão de aço", o clube da maior e mais fiel torcida na Boa Terra. Os  campeões da pioneira Taça Brasil (a primeira das competições nacionais a ser marcada, na mão grande, por apitos do RJ-SP) na qual, superando arbitragens e um poderoso  adversário, derrotaram o artístico futebol do Santos de Coutinho, Pelé e Pepe. Vencendo os medalhões, na melhor de três, com Marito, Bombeiro e Biriba. Grande Bahêa ! Da bola e das folhas de arruda, dos títulos e do banho de sal grosso. E que desmancha macumba de boi na beira de rio, lago, estuário. Tricolor do Nordeste, algoz da vizinhança. Cuja valente equipe não fez nenhuma cerimônia para  transformar o estádio da Padre Cacique em salão de festas ! Inesquecível campeonato de 1988 tendo a  final, de lamento e pranto rubro, sido disputada em 1989. Taça azul, branca e vermelha e a volta olímpica, no ritmo dos berimbaus, comandada por Bobô e Cia. Superando o  coirmão, do incensado Taffarel  (que na sua passagem pelo rival nada  ganhou, enquanto Mazaropi,na mesma época,empilhou títulos e colecionou faixas), e que se acreditava dono do troféu... 
Emblemático ano de 1989. Ano do ansiado retorno, por estas bandas, da eleição direta para Presidente. Sepultando uma odiosa ditadura militar. Ano, igualmente, de celebração gremista: Penta na Aldeia e inaugurando a belíssima coleção de canecos da Copa do Brasil. Grêmio, querido, vanguarda de todas as Copas! 
Neste domingo, voltam  à capital da Província os amigos baianos e somos nós, gremistas, os anfitriões. A disputa é na nossa Terreira, na ARENA. Excelente oportunidade para, nas quatro linhas e não dependendo da encruzilhada, nos recuperarmos: somando  mais três pontos. Hora de dar um basta nos vacilos e estufar a pelota nos cordéis! Vencendo e firmando posição para almejar a dianteira.  Bons resultados, sabemos,  afugentam  o mau olhado,  rompem os trabalhos de amarração, colocam por terra as mandingas. O Grêmio, com o apoio da sua gente, haverá de corresponder! Que comece o descarrego! Levando desespero aos isentos da mídia, aos secadores e rivais.  No primeiro turno  fizemos por merecer e os Orixás nos deram a devida licença para o triunfo. Que seja respeitosamente renovada por Xangô e concedida através do esforço que advém das travas das chuteiras. Saudemos os atabaques! Soem também os trompetes e a batida dos bumbos. Canta mais alto, sem comparação, a massa gremista ! 

Força  GRÊMIO ! Axé  !!!


Um comentário:

Everton Luís Nunes disse...

Oh meu irmão, AXÊ pra ti e GRÊMIO PORTO-ALEGRENSE NA FINAL DA COPA DO BRASIL 2013 !!!! Abraço baiano e gremista !!!!