terça-feira, 22 de abril de 2014

COM A LICENÇA DO PAPA ...ESPANTAR OS CORVOS!


A Semana Santa acabou. E o Papa sabe que o GRÊMIO já carregou todas as cruzes, é Imortal e rende conversa quando o assunto é ressuscitar. Ajoelhar ? Só se for pra erguer os braços e comemorar os gols do tricolor. Que venha o Vaticano ! O vinho compartilhamos. E a Taça? Esta, estimado Francisco, se mira... mas, não se toca...



A hora,é agora. Nesta quarta-feira, na capital portenha, o tricolor tem a oportunidade e o dever da recuperação na largada da fase de tudo ou nada na única Copa que tem, de fato, significado para imensa Nação Gremista. Com a devida licença Papal, o somatório de pecados praticados nos dois clássicos e a pífia atuação diante de um patético paranaense necessitam de redenção imediata. E diante do clube fundado pelo incentivo do Padre Lorenzo Massa não vai adiantar rezar e ficar só no discurso: é preciso corresponder nas quatro linhas! Se impõem que a mobilização dentro e fora do vestiário se traduza na ambição com a bola rolando e na postura por um bom resultado no domínio azulgrana. O CASLA é o digno campeão das terras argentas, tem a sua tradição e nunca foi fácil a peleja pelas bandas do Prata. Porém, somos o GRÊMIO (rival reconhecido pelos locais como postulante) e vencer no El Nuevo Gasómetro, mesmo com o respeito que merece o anfitrião, é possível e não necessita - a priori - nenhuma façanha. Contudo, deve passar longe da cancha de Bajo Flores o futebol burocrático e, principalmente, a inaceitável apatia e acomodação que se constatou nas recentes derrotas. Pois perder, quem não sabe, é do jogo e da vida. Mas, dar combate é obrigação. Especialmente para os que tem a honra de trajar a laureada camiseta tricolor.  E se faltam jogadores com este perfil aguerrido (de inconformidade diante das adversidades, que não se abatem e não se amedrontam perante os desafios) é preciso resgatar no conjunto do grupo esta índole que é da essência do querido tricolor e acompanha nossa mística. Exigimos, de todo plantel, atitude !

Afinal, senhoras e senhores, é o GRÊMIO em campo... E isto obriga jogar sempre as ganas! Desde o momento de fardar até pisar no gramado para disputa da esférica exigimos toda disposição, toda bravura. A comissão técnica e os dirigentes estão sob pressão ? Faz parte. Normal e legítima a cobrança. Entretanto, distintamente dos que disparam críticas podres, eleitoreiras e oportunistas o torcedor gremista não desmerece o trabalho realizado. Nem por isto deixaremos de exigir as correções devidas exigindo total empenho. Sem deixar, por um instante, de ofertar apoio ao clube (não a dirigentes...) através do alento referencial e da crença de que seguiremos avançando pelo Continente. Se por aqui afugentamos os abutres das redações e os urubus de palanque, haveremos de espantar os corvos no país vizinho! Dá-lhe Tricolor ! Desde as arquibancadas visitantes (onde lá estará o amigo Henrique Azambuja, pai da Joana) este é o sentimento: vamos por mais, vamos pela Copa e que se cale toda amargura! Aguante!



De longa data é destacado no meios de comunicação os confrontos que transbordam nos estádios argentinos. E se há os que culpam a paixão exacerbada (sem entrarmos no mérito, mas obviamente outras são as motivações nos agitados dias de hoje...) das hinchadas por inúmeros incidentes, injusto não ressaltar o quanto a dedicação e o amor aos clubes na pátria da San Martín também promovem ações dignas de registros os quais, definitivamente,  fazem história. O amplo movimento dos torcedores do Racing Club contra ato que poderia culminar no encerramento das atividades da instituição (corroída e comprometida seriamente por obra e graça de dirigentes inescrupulosos) foi algo impressionante, marcante e comovente. Mais recentemente, los hinchas cuervos lograram uma fabulosa sequência de marchas mobilizados por um resgate afetivo e histórico. Desembocando numa manifestação (março /2012) multitudinária que congregou 100.000 fãs do Ciclón na emblemática Plaza de Mayo. Nascido no bairro de Almagro onde se ergueu o Viejo Gasómetro (após a construção, delimitado dentro da região de um novo bairro proletário denominado de Boedo), o clube – por dificuldades e outras extensas razões – acabou por erguer sua nova casa (Nuevo Gasómetro) distante do seu nascedouro. Após 14 anos sem estádio próprio recomeçou na região do Bajo Flores, porém sem perder a esperança de um retorno a geografia do início de toda sua trajetória. 

E foi com este espírito que seus torcedores foram as ruas e reuniram milhares “por la vuelta a Boedo”. Tamanha  mobilização culminou na aprovação de um Projeto de “Restituição Histórica” no parlamento portenho e, desta forma,  o clube recuperou os terrenos da velha cancha e foi aberto um bem sucedido processo de negociação com uma cadeia de supermercados francesa que ocupava tal área. No início deste mês, o CASLA finalmente firmou um convênio com tal empresa - que irá se retirar deste amplo espaço - possibilitando que se construa um novo estádio no velho local. Sendo a previsão de conclusão das obras o ano de 2018.  Mais do que uma questão patrimonial, uma questão de raiz, de cultura. Admirável. Uma tremenda vitória. Isto também é o futebol argentino, isto também é o seu apaixonado torcedor...

@JorgeBettiol


2 comentários:

Santi disse...

CASLA = Club Atletico Sem Libertadores da America.

RODRIGO DIAZ disse...

AEH BETTIOL BELO TEXTO MEU IRMÃO! TAMO A CAMINHO DO NUEVO GASOMETRO
PRO ALENTO O GREMIO É FOOOODA!!!!